Submissão on line

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

I - INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A REVISTA

1.   A Revista Onis Ciência é uma publicação on-line quadrimestral,  voltada para as ciências sociais. Neste sentido,  busca se consolidar como um fórum de reflexão e difusão dos trabalhos de investigadores nacionais e estrangeiros. Desse modo pretende dar sua contribuição, nos diferentes campos do conhecimento, trazendo para o debate temas relevantes para as ciências sociais. Dirigida a professores e investigadores, estudantes de graduação e pós-graduação,  a revista abre espaço para a divulgação de Dossiês, Artigos, Resenhas Críticas, Traduções e Entrevistas com  temáticas e enfoques que possam  enriquecer  a discussão  sobre os mais diferentes aspectos desse importante campo das  ciências

2.   A Revista possui endereço específico na página eletrônica http://www.revistaonisciencia.com, com registro de Número Normalizado de Publicações Seriadas (International Standard Serial Number): ISSN 2182-598X

II - REGRAS SOBRE REMESSA E SELEÇÃO DE ARTIGOS

1.  A Revista aceitará artigos originais e inéditos, bem como artigos já divulgados em meio impresso, com indicação da fonte. Os artigos inéditos terão preferência de publicação.

2.   Os artigos deverão ser enviados por via eletrônica para o endereço de e-mail: revistaonisciencia@gmail.com

3.  Os trabalhos serão submetidos à avaliação de pareceristas ad hoc, que recomendarão, ou não, a publicação. A identidade de autores e pareceristas será mantida em sigilo no curso do processo de seleção.

4.   A remessa ou publicação dos trabalhos não implicará em remuneração dos autores.

5.   A priorização da publicação dos artigos enviados dependerá de juízo de oportunidade dos Editores, que poderão agrupar trabalhos em edições especiais ou programá-los para edições sem temática central definida.

6.   As opiniões emitidas pelo autor em seu trabalho são de sua exclusiva responsabilidade, não representando, necessariamente, o pensamento dos Editores ou da Revista Onis Ciência.

7.   Os artigos poderão ser apresentados com mais de um autor. No entanto, apenas o primeiro nome constará no sumário da revista.

8.   Aos editores é reservado o direito de fazer as revisões gramaticais e alterações pertinentes, bem como de adequar os trabalhos a serem publicados às normas disciplinadas pela “APA”, caso seja necessário. Os textos devem ser, no entanto, revisados pelos autores antes do envio.

III - NORMAS EDITORIAIS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS

OBS: A Revista Onisciência obdece as normas disciplinadas pela American Psychological Association - APA, e adaptações de normas definidas pela equipe editorial da própria revista.

1. Os trabalhos deverão ser apresentados em formato compatível ao MS Word for Windows, digitados para folha tamanho A4, margem superior e esquerdo igual a 2,5cm e inferior e direito igual a 3,0 cm.

2. Na estrutura do texto, recomenda-se a seguinte formatação: 

Título: deve ser apresentado centralizado, fonte Times New Roman, em caixa alta, negrito, tamanho 14.

Autores: nome do(s) autor (es) alinhado à direita, fonte Times New Roman, tamanho 12. Abaixo do nome do autor, também alinhado a direita, os dados da titulação acadêmica ou informação sobre o vínculo profissional do autor, com letra em formato Times New Roman, tamanho 11, em itálico.

Resumo e Abstract: resumo (até dez linhas) e palavras-chaves (no máximo 3(três) palavras.  O título em inglês, o  abstract  e  keywords deverão ficar no final do texto, antes das referências.  O resumo deverá constar os objetivos, métodos e conclusões.

Estrutura do Texto: Deve estar redigido preferencialmente em português, com o mínimo 8 e no máximo 20 laudas, observado o novo acordo ortográfico. Recuo de 2 cm no início do parágrafo, espaçamento  1,5 entre linhas, parágrafo justificado, corpo em Times New Roman, tamanho 12.

A referência bibliográfica, em ordem alfabética, deverá aparecer no final do texto. Colocar somente na referência os autores utilizados no texto, apenas eles, devem estar presentes nas referências com as informações completas.

Palavras em outros idiomas deverão ser escritos em itálico.

Os trabalhos enviados devem indicar antes do seu título para qual seção da revista se destina, sem utilização de formatação especial.

As notas devidamente numeradas deverão ficar em nota de rodapé de cada página se assim houver necessidade. As notas de rodapé devem ser digitadas em Calibri, tamanho 10, com parágrafo justificado.

A referência bibliográfica, em ordem alfabética, deverá aparecer no final do texto. Colocar somente na referência os autores utilizados no texto, apenas eles, devem estar presentes nas referências com as informações completas.

Palavras em outros idiomas deverão ser escritos em itálico.

Formas de citação

As citações que não ultrapassarem 3 linhas devem permanecer no corpo do texto entre aspas. As citações de mais de 3 linhas devem apresentar recuo da margem esquerda de 4cm, espaçamento simples, sem a utilização de aspas, justificado e com fonte 10.

As referências bibliográficas no interior do texto deverão seguir a forma Autor, data ou Autor, data, página quando a citação for literal Ex: (Alves, 1964) ou (Alves, 1963, p. 35-36)

Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, deve-se diferenciar por uma letra após a data: (Correia, 1993a), (Correia, 1993b).

Caso o autor citado faça parte da oração, a referência bibliográfica deve ser feita da seguinte maneira: Segundo Alves (1959, p.33-37) as condições para...

Citações que venham acompanhadas de comentários e informações complementares devem ser colocadas como nota.

Formato das referências bibliográficas

As referências bibliográficas seguem o sistema autor-data, isto é, o sobrenome do autor e o ano de publicação. O texto deve ser documentado citando o autor e a data de publicação dos trabalhos pesquisados e consultados, obedecendo às normas da APA, disponível em:  http://www.anpad.org.br/rac/rac_guia_apa.pdf

Anexos. Os anexos (se previstos) devem ser apresentados ao final do texto.

Ilustrações: tabelas, figuras e fotos devem estar inseridas no corpo do texto contendo informações mínimas pertinentes àquela ilustração (Por ex. Tabela 1; Figura 2; etc). 

São as seguintes seções que compõem esse periódico:

Dossiê, Ensaios, Artigos, Resenhas Críticas, Traduções e Entrevistas.